quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Portfólio


Leuza Barbosa

Portfólio
Iniciamos nosso curso com um texto de reflexão e depois conhecemos a rede de computadores e como ligá-los e usar jogos e outras ferramentas como apoio didático.
Nos primeiros encontros aprendemos sobre: itens ocultos na barra iniciar, ocultar pastas, função dos ícones da barra iniciar, Domínio Público, TV escola e Keduca, explorar os recursos do email (caixa de entrada, contatos, enviar, agenda, spam, configurações, tema, foto e muito mais).
Criamos um grupo de contatos de alunos da turma, turma de curso, nesse dia enviamos mensagens de 3 linhas compartilhando as experiências da aula.
Aprendemos como criar mensagens com o tema: “um dia daqueles” e depois enviá-la para colegas e orientadora, foi muito interessante e divertido.
Para fazer uso das TCS não poderíamos deixar de lado a importância de saber usar corretamente essa ferramenta, por isso assistimos um vídeo postura: Helpdesk , dicas de etiqueta na internet: Netiquetas, vídeo: Claire e a máquina de escrever; aprendemos a lidar com editor de texto e
Muitas outras coisas interessantes.
Outro grande aprendizado foi a criação do Gmail e Blog, ficamos animados com os resultados do nosso trabalho. Aprendemos postar no Blog e participar em outros Blogs, isso tem sido uma ferramenta muito boa para divulgação dos trabalhos realizados na escola e motiva a participação dos alunos.
Com a inscrição no eproinfo, participamos dos Fóruns e interagimos com reflexões e comentários través das atividades indiretas. A primeira atividade foi fazer um comentário sobre um dos filósofos: Johann Pestalozz, Friedrich Froebel ( o qual fiz o meu comentário baseado em seu projeto de vida), Ovide Freinet, Paulo Freire, Jean Piaget, Fernando Hernández e Lev Vygotsky. Após lê e fazer nosso comentário postamos no Fórum e interagimos, foi muito rico.
Aprendemos também a importância e como trabalhar com projetos. Nesse aprendizado não poderia ficar de fora a interdisciplinaridade que nos levou a uma reflexão e interação através da fala da educadora Maria Elizabeth Biaconcini Almeida, e foram tantas as interações que com certeza contribuíram muito para o crescimento profissional.
No final do primeiro semestre apresentamos um projeto em grupo para os nossos colegas, criação de um livro Online, que tem por objetivo despertar nos alunos o gosto e interesse pela leitura.
Também refletimos sobre currículo através da entrevista com Antônio Nóvoa , postamos comentários no fórum.
Foram tantos aprendizados até aqui que não será possível mencioná-los todos aqui nesse hipertexto, até porque o aprender é contínuo e estamos em mais um desafio que é trabalhar com hipertexto e links.

2 comentários:

  1. Nooooooooooossa amiga!!!
    Quem diria!!!
    Estou muuuito orgulhosa por seu trabalho, por
    sua força de vontade e competência!
    Parabéns!! Está ótimo o portfólio e o seu blog fofo como vc.
    Se todo profissional fosse como vc, superaríamos
    barreiras intransponíveis e a escola teria outra cara. Bjooooos. Bá

    ResponderExcluir